Utrecht é a quarta maior cidade da Holanda.
Situada no centro do território holandês, chegar até lá é muito fácil: saindo de Amsterdam, basta pegar um trem na Amsterdam Centraal com destino a Utrecht Centraal. Os trens partem com intervalos de 15-20 minutos (15 euros ida e volta/pessoa). Assim que você sai da estação de trem, se deparada com essa instalação – confesso que gostei da cidade logo de cara.

Como eu conheci a cidade pelo olhar de quem já mora lá, o primeiro passeio foi fazer canoagem nos canais da cidade – um passeio que eles definem como imperdível! Como estávamos em 03 pessoas, tivemos que alugar um barco a remo pela empresa Kanoverhuur de Rijnstroom (pagamos 20 euros por duas horas). O caminho de águas verdinhas e o reflexo do sol na água é realmente imperdível. Passamos por inúmeras famílias que sorriam para nós, vimos patinhos e muito verde ao nosso redor.
Atenção: a gente não imaginava que ia precisar de muita força no braço para remar. Como o movimento é bem repetitivo, também rolou umas bolhas na mão.


Fomos de táxi até a Key West Beachhouse, um restaurante descontraído na praia artificial de Utrecht: o Haarrijnse Plas. O visual é lindo, especialmente para ver o sol se pôr. O local ainda conta com cervejas deliciosas e boa comida.

Para fechar o dia com chave de ouro, fomos conhecer o bar que era uma antiga igreja: o Belgisch Biercafé Olivier, especializado em cervejas e culinária belgas. Provei cervejas deliciosas!


Iniciamos o dia seguinte na feirinha de comida e flores localizada em frente ao Shopping Hoog Catharijne. Aproveitei para provar um waffle de caramelo, comida tradicional do país.

O passeio continuou pelos canais que cruzam o centro histórico de Utrecht. Aconselho ir caminhando pela beira do canal para conhecer a cidade.

Explorando o centrinho de Utrecht, chegamos até a Igreja Dom, também chamada de St. Martin’s Cathedral, é a principal igreja de Utrecht. A Dom Tower é a torre da Igreja Dom, que ficou separada da estrutura da igreja após a grande tempestade de 1674 – a torre mais alta da Holanda. Quando fui ela estava em reforma e toda coberta por um toldo (acabei nem tirando foto).
Seguimos para a igreja Janskerk, onde fica a estátua do escultor Pieter d’Hont, em tamanho real, da Anne Frank. Havia flores depositadas na estátua quando visitei.

O passeio continuou a pé pelas ruas da cidade. Entrei em diversas ruazinhas e pude me apaixonar pelas casinhas, flores por todos os lados, brechós e mais. Que cidade extremamente simpática!
A cidade recebe uma das maiores Paradas Gay da Europa e o orgulho gay está estampado no chão, bem perto da estação central de trem. Lindo!

Essa foi a única viagem que fiz durante a pandemia e pude encontrar esse cartaz espalhado por toda a cidade: “Utrecht, cuidem bem um do outro”. Uma viagem bem diferente de todas as outras que fiz, cheia de cautela, máscara e álcool em gel, mas valeu a pena conhecer essa cidade que me fez me sentir em casa.

Axé!
Sem Comentários